Notí­cias

Visualizar somente:

12/10/2019 Colóquio Técnico CTIR Gov 2019

Colóquio CTIR Gov 2019

O Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo - CTIR Gov convida os integrantes das Equipes de Tratamento de Incidentes em Redes Computacionais (ETIR) e da área de Segurança da Informação e Comunicações dos órgãos da Administração Pública Federal (APF) a participarem do 11º Colóquio de Gestão de Incidentes Computacionais. A edição de 2019 terá como tema "CTIR Gov 15 anos - Tendências de ataques e vulnerabilidades recentes".

Informações Importantes sobre o Evento:

  • Local: Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto
  • Endereço: Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto, Anexo I, Brasília/DF
  • Data: 12 de novembro de 2019
  • Horário: das 08h30 às 17h30

O evento contará com palestras de 50 minutos de duração, proferidas por especialistas do CERT.br, Polícia Federal, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, dentre outros. O formato proposto contará, também, com painéis ao final da manhã e da tarde, em que um mediador encaminhará as perguntas dos participantes aos especialistas. O tom será informal. O local comporta 170 pessoas. Haverá transmissão ao vivo em link a ser divulgado.

A inscrição no evento é gratuita e as vagas são limitadas. Terão prioridade os integrantes de Equipes de Tratamento de Incidentes em Redes Computacionais (ETIR) e da área de Segurança da Informação e Comunicações dos órgãos da Administração Pública Federal (APF). As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até às 23h59 do dia 10 de novembro. A programação do evento também já está disponível. Para mais informações acesse a página do evento.

Acompanhe as Informações do Evento
12/09/2019 Lançamento do CTIR Gov Em Números

CTIR Gov Em Números

O CTIR Gov é um "Computer Security Incident Response Team (CSIRT)", ou Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança, enquadrado na categoria "CSIRT de responsabilidade nacional de coordenação". Suas principais missões consistem em coordenar e integrar as ações destinadas à gestão de incidentes computacionais em órgãos ou entidades de quaisquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; promover o intercâmbio científico-tecnológico; participar da articulação, para o estabelecimento de diretrizes sobre gestão de incidentes computacionais; e criar processo de inteligência de ameaças cibernéticas para subsidiar criação de políticas públicas e tomada de decisão em nível decisório.

Um dos serviços providos pelo CTIR Gov consiste na disponibilização das estatísticas resultantes do trabalho de detecção, triagem, análise e resposta a incidentes cibernéticos. O CTIR Gov Em Números é uma iniciativa criada com o objetivo de disponibilizar essas estatísticas em um ambiente que simplifica o acesso e compreensão dos dados, utilizando-se de relatórios interativos e uma interface visual mais amigável. O ambiente está em constante evolução e tem como meta tornar-se a principal referência de informações relativas à gestão de incidentes cibernéticos do Governo do Brasil. Suas informações podem ser utilizadas também para determinar tendências e padrões de atividades de ataques e para recomendar estratégias de prevenção adequadas.

CTIR Gov Em Números está organizado em seções, cada uma representando uma visão diferente dos dados de incidentes. A primeira seção traz uma visão geral dos números de incidentes ao longo dos anos. A seção Incidentes apresenta uma visão mais completa dos dados de incidentes. Já as seções Abuso de Sítio e Malware apresentam dados específicos desses tipos de incidentes. Com exceção da seção Visão Geral, as demais seções apresentam os dados com recorte anual, mostrando por padrão os dados do ano corrente. É possível visualizar os dados de outros anos através do filtro de ano.

O ambiente pode ser acessado pelo endereço https://emnumeros.ctir.gov.br ou através da seção Estatísticas em nosso site. Os dados disponibilizados no ambiente iniciam em 2011, ano em que o CTIR Gov passou a armazenar de forma categorizada as informações dos incidentes e serão atualizados mensalmente.

Acesse o Ambiente
31/08/2019 Aniversário 15 anos do CTIR Gov

Aniversário de 15 anos do CTIR Gov

Face às novas necessidades decorrentes da sociedade da informação, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSI-PR por meio da Portaria nº 12, em 27 de junho de 2003, instituiu a criação de sete grupos de trabalho para adequar os órgãos da APF à nova realidade. Entre eles figurava um Grupo de Trabalho para a criação de um Centro de Emergência de Computação. Na Portaria nº 17, de 18 de maio de 2004, acolhendo proposta do Comitê Gestor de Segurança da Informação – CGSI, o ministro chefe do GSI-PR, na condição de Secretário-Executivo do Conselho de Defesa Nacional, resolveu instituir no âmbito do CGSI um grupo de trabalho com objetivo de implantar as medidas administrativas necessárias à criação de um Centro de Tratamento de Incidentes em Redes de Computadores no âmbito da APF (CTIR-Gov)

As conclusões deste último grupo de trabalho, em 31 de agosto de 2004, foram as seguintes:

  • a criação de um Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Redes de Computadores deve se inserir em uma estratégia de fortalecimento da segurança da informação. É fundamental considerar o processo de implementação de segurança como uma tarefa permanente, que deve ser constantemente atualizada e planejada.
  • a existência de um Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Redes de Computadores possibilitará o fornecimento de informações, que as outras áreas da segurança da informação usarão como subsídio para formulação de políticas e normas.
  • será fundamental para a formação das cadeias de confiança nacionais e internacionais, representando um nível superior de maturidade do Governo Brasileiro no contexto internacional, haja vista que países da União Europeia, Ásia, América do Norte já tomaram iniciativas de criação de grupos semelhantes.

Considerando o exposto, o relatório do grupo fundamentou as diretrizes básicas que serviram como base para estruturação do Centro de Tratamento de Incidentes.

Desta forma, a criação do “CTIR-Gov” ocorreu de modo informal, no final do ano de 2004, quando a Secretaria Executiva do Gabinete de Segurança Institucional remanejou pessoas e montou uma equipe para iniciar os trabalhos. Esta organização informal perdurou por, aproximadamente, um ano e meio, até a criação do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações – DSIC, em 08 de maio de 2006, pelo Decreto nº 5.772, que enquadrou uma Coordenação-Geral de Tratamento de Incidentes de Rede (CGTIR).

25/07/2019 Nota de Esclarecimento GSI

Nota de Esclarecimento do GSI

Em relação às recentes notícias a respeito de atividades cibernéticas maliciosas direcionadas a servidores da Administração Pública Federal, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), esclarece o seguinte:

  1. O GSI ratifica que disponibiliza ao governo federal, por intermédio da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), um Terminal de Comunicação Seguro (TCS), com tecnologia da própria Agência, cabendo às autoridades optar pelo equipamento e operá-lo conforme suas necessidades funcionais.
  2. O TCS é móvel, possui funções de chamada de voz e troca de mensagens e arquivos, criptografados com algoritmos de Estado. Não permite a instalação de aplicativos comerciais e pode realizar ligações em claro (sem criptografia). As suas regras de utilização constam na Portaria nº 85, do GSI, de 26 de junho de 2017.
  3. Preventivamente, considerando a complexidade do tema, nos cenários nacional e internacional, o GSI publica recomendações e alertas de segurança à Administração Pública Federal, disponíveis no endereço eletrônico www.ctir.gov.br, além de normatizações sobre Segurança da Informação e Comunicações (dsic.planalto.gov.br).
  4. Por fim, ressaltamos que detalhes e desdobramentos sobre o assunto serão apurados por Inquérito instaurado pela Polícia Federal.”

Brasília, DF, 25 de julho de 2019.

08/07/2019 Imagem_CTIRGov_Portal_GovBr

Serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo estão reunidos agora em um só lugar - Portal GOV.BR

O CTIR Gov, representando o Departamento de Segurança da Informação (DSI), participa do esforço colaborativo do governo para modernizar o Estado e simplificar o acesso a mais de 3 mil serviços públicos cadastrados no Portal GOV.BR.

Tal ação é dedicada à modernização do Estado e à simplificação do acesso aos serviços pela sociedade. Ao precisar de informações sobre um serviço público de saúde, educação, emprego, legislação, água e saneamento, economia e finanças, cultura e até previsão do tempo, basta ao cidadão acessar o Portal GOV.BR.

Entre os serviços disponíveis na plataforma, estão a obtenção da carteira de trabalho, o alistamento militar, a consulta à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a emissão do Certificado Veterinário Internacional, a doação de mudas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a habilitação para acesso à redução de tarifas de importação de autopeças e a Restituição ou Compensação de Créditos (CVM).

01/07/2019 Imagem_CTIRGov_Guardiao_Cibernetico

CTIR Gov participa de exercício interagências de gestão de incidentes cibernéticos

O treinamento simulado Guardião Cibernético 2.0 (EGC 2.0) ocorre de 2 a 4 de julho de 2019 na sede do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) em Brasília-DF.

O Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR GOV) representa o Departamento de Segurança da Informação (DSI) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR) na atividade que envolve ações de proteção cibernética, por meio da atuação colaborativa das Forças Armadas, dos Órgãos Parceiros (coordenados pelo CTIR Gov) e das infraestruturas críticas dos setores Elétrico, Financeiro, Nuclear e de Telecomunicações, e adota técnicas de simulações virtual e práticas de gestão de incidentes.

O exercício empregará gabinetes de crise das áreas de tecnologia da informação, comunicação social, jurídica e alta administração, que apresentarão soluções para os eventos cibernéticos com impacto nas organizações. As discussões nos gabinetes de crise demandarão ações nos níveis decisório-gerencial (gestão de crise) e técnico (resposta ao incidente).

25/10/2018 Foto_CTIRGov_Cyberwomen2018

OEA Cyberwomen Challenge

A Organização dos Estados Americanos - OEA e o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo - CTIR.Gov realizaram em Brasília o Cyberwomen Challenge. Evento exclusivo para mulheres que trabalham na área de Tecnologia da Informação. As inscritas enfrentaram e resolveram desafios de eventos cibernéticos com o objetivo de atacar e proteger ambientes físicos, virtuais ou em nuvem.

O evento ocorreu no dia 23 de novembro de 2018, no Instituto Serzedello Correa - ISC (TCU), Setor de Clubes Sul e foi conduzido por instrutoras da Trend Micro, contando ainda com apoio do TCU e do CAIS / RNP.

No Brasil o evento ocorre, além de Brasília, em São Paulo e Florianópolis e as demais edições estarão ocorrendo até dezembro de 2018, na Guatemala, Chile, México, Uruguai, Peru, EUA, República Dominicana, Colômbia, Argentina e Costa Rica.

O CTIR Gov parabeniza a todas as participantes e especialmente a equipe formada pelas vencedoras: Bianca Lodoli, Bruna de Oliveira, Claudia Regina, Paula Pacheco e Suenia Almeida, estabelecendo o recorde de pontuação de todas as edições, ganhando, como prêmio, a participação da grande final, a ser realizada na Colômbia, em 2019.

Acesse o evento Visualize outras fotos do evento
14/09/2018 Foto_CTIRGov_7ForumCSIRTS

7º Fórum Brasileiro de CSIRTs

O CTIR Gov ministrou palestra no 7 º Fórum Brasileiro de CSIRTs. Especialistas discutem vulnerabilidades, ataques cibernéticos e medidas de tratamento de incidentes de redes.

No dia 14 de setembro de 2018, o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), vinculado ao Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC/GSIPR), proferiu palestra no 7º Fórum Brasileiro de CSIRTs, realizado na cidade de São Paulo. Na ocasião, o Subtenente Alexandre Santos - Supervisor falou sobre a Proposta de Implementação de Protocolo de Criptografia em Páginas Web de Órgãos do Governo, além do papel do CTIR Gov/DSIC/GSIPR como Centro nacional responsável pela coordenação dos incidentes de segurança no Governo; destacou a importância das parcerias e da cooperação na coordenação dessas atividades; e ressaltou que a automatização de processos de busca e a pesquisa em redes sociais contribuem sobremaneira para a adoção de ações proativas e para a detecção de ataques cibernéticos. O evento, promovido pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro de 2018, no Hotel Blue Tree Premium Morumbi, e reuniu especialistas de tratamento de incidentes de redes da academia, setor público e setor privado.

02/08/2018

Oficina Técnica de ETIRs

O Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR.Gov) realizou no dia 15/08/2018 a Oficina EQUIPES DE TRATAMENTO E RESPOSTA A INCIDENTES EM REDES COMPUTACIONAIS - ETIR - 2018, com a finalidade de capacitar as ETIRs e equipes da área de segurança de TIC dos órgãos da APF.

Acesse o evento
04/12/2017

Colóquio Técnico de ETIRs

O CTIR Gov agradece a participação de todos no Colóquio Técnico de ETIRs de 2017. O CTIR Gov já disponibilizou as palestras.

Acesse o evento
09/11/2017

Colóquio Técnico de ETIRs

O Centro de Tratamento de Incidentes de Redes do Governo (CTIR.Gov) realizou nos dias 30/11 e 01/12 o colóquio técnico de ETIRs com a finalidade de capacitar as ETIRs e equipes da área de segurança TIC dos órgãos da APF.

Acesse o evento
30/10/2017 Foto_CTIRGov_GEETD

Grupo de Excelência de Estudos em Tecnologia Digital

O Grupo de Excelência de Estudos em Tecnologia Digital (GEETD), do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), promoveu, em 18 de outubro de 2017, o evento Encontro com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

De acordo com o GEETD/CRA-SP, nesse encontro, os profissionais e estudantes de Administração tiveram uma oportunidade especial de obter experiências e conhecimentos voltados a mais uma área de tecnologia digital, considerando as metas definidas pela Política Nacional de Inteligência, publicada em junho de 2016, bem como tomaram conhecimento do andamento da proposta da Política Nacional de Segurança da Informação, elaborada por grupo de trabalho interministerial instituído no âmbito do GSI/PR.

Representando o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), o Major Democlydes Divino Pereira de Carvalho, Analista de Segurança e Incidentes Cibernéticos e Coordenador Geral do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), apresentou a palestra “Ataques Cibernéticos - Guerra Cibernética”, abordando a evolução dos incidentes cibernéticos, descrevendo seus principais formatos e a atuação do Estado Brasileiro frente ao desafio.

30/09/2017 FotoEvento6ForumCSIRT2017

6º Fórum Brasileiro de CSIRTs

CTIR Gov ministra palestra no 6º Fórum Brasileiro de CSIRTs. Especialistas discutem vulnerabilidades, ataques cibernéticos e medidas de tratamento de incidentes de redes.

No dia 14 Set 17, o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), vinculado ao Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC/GSIPR), proferiu palestra no 6º Fórum Brasileiro de CSIRTs, realizado na cidade de São Paulo.

Na ocasião, o Analista de Segurança Maurício Leite falou sobre o papel do CTIR Gov/DSIC/GSIPR como Centro nacional responsável pela coordenação dos incidentes de segurança no Governo; destacou a importância das parcerias e da cooperação na coordenação dessas atividades; e ressaltou que a automatização de processos de busca e a pesquisa em redes sociais contribuem sobremaneira para a adoção de ações proativas e para a detecção de ataques cibernéticos.

O evento, promovido pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro, no Hotel Blue Tree Premium Morumbi, e reuniu especialistas de tratamento de incidentes de redes da academia, setor público e setor privado.

20/07/2016

Oficina sobre os Principais Aspectos da Segurança cibernética relativos aos Órgãos da Administração Pública Federal nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016, promovida pelo Departamento de Segurança da Informação e Comunicações - DSIC

O CTIR Gov já disponibilizou a palestra.

Faça o download
27/04/2016

Oficina de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais, promovida pelo Departamento de Segurança da Informação e Comunicações - DSIC

O CTIR Gov já disponibilizou a palestra.

Faça o download
18/04/2016

A atuação do CTIR Gov e das ETIR/APF em cooperação com o CDCiber para os Jogos Olímpicos 2016

O CTIR Gov já disponibilizou a palestra.

Faça o download
09/10/2015

CANCELAMENTO: 2º Colóquio Técnico do CTIR Gov - 2015

O CTIR Gov comunica que, devido à reforma ministerial, o 2º Colóquio do CTIR Gov previsto para o dia 28/10/2015 está cancelado.

08/06/2015

Colóquio Técnico do CTIR Gov 2015 - PALESTRAS DISPONÍVEIS

O CTIR Gov já disponibilizou as palestras.

01/06/2015

Colóquio Técnico do CTIR Gov 2015 - EVENTO REALIZADO

O CTIR Gov agradece a participação de todos no Colóquio Técnico de 2015. EM BREVE DISPONIBILIZAREMOS AS PALESTRAS!

Leia mais
15/04/2015

Colóquio Técnico do CTIR Gov - 2015

O CTIR Gov convida para participação no Colóquio Técnico de 2015 sobre o tema “Tendências de Ataques e Vulnerabilidades Recentes - impacto no tratamento de incidentes”, que ocorrerá no dia 29/05/2015, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, Brasília/DF.

Leia mais
15/04/2014

1º Colóquio Técnico do CTIR Gov - 2014

O CTIR Gov convida para a participação no 1º Colóquio Técnico de 2014 sobre o tema “Copa do Mundo 2014 - Desafios para Equipes de Tratamento de Incidentes”, que ocorrerá no dia 16/05/2014, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, Brasília/DF.

Leia mais
23/07/2013 FotoEventoFIOCRUZ

Fórum de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ

No último dia 10 de julho, o CTIR Gov/DSIC/GSIPR participou do Fórum de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ.

FotoEventoFIOCRUZ

Na oportunidade, foi apresentado o atual cenário de tratamento de incidentes de redes na Administração Pública Federal - APF, divulgando as estatísticas de 2013, enfatizando as principais características desse cenário e orientações às equipes de tratamento de incidentes de segurança daquela Fundação.

04/07/2013 FIRST-SECOND-2013

CTIR Gov participa de eventos internacionais em Bangkok, Tailândia

16 a 21 Junho de 2013 - "FIRST"

25º Forum of Incident Response and Security Teams

  • 520 participantes, representando 63 países
  • Cerca de 60 apresentações de temas sobre segurança da informação

22 e 23 Junho 2013 - "SECOND"

8º Annual Technical Meeting for CSIRTs with National Responsibility

  • Cerca de 80 participantes de 44 equipes de tratamento com responsabilidade nacional, representando 40 países;
  • Apresentação de cerca de 20 equipes, entre elas a dos trabalhos realizados pelo CTIR Gov, na coordenação das equipes de tratamento de incidentes de rede da Administração Pública Federal do Brasil e a integração com centros de coordenação nacional de outros países.
21/05/2013 FotoEvento

Colóquio Técnico do CTIR Gov - Maio/2013

O Colóquio Técnico do CTIR Gov foi realizado em 17/05/2013 com a participação de cerca de 170 representantes de mais de 60 órgãos e entidades da Administração Pública Federal e dos Estados brasileiros, oriundos de 13 Unidades da Federação.

As palestras estão disponíveis em http://www.ctir.gov.br/eventos/coloquio2013.html

20/05/2013

Colóquio Técnico do CTIR Gov - Maio/2013

O Colóquio Técnico do CTIR Gov foi realizado em 17/05/2013 com a participação de cerca de 170 representantes de mais de 60 órgãos e entidades da Administração Pública Federal e dos Estados brasileiros, oriundos de 13 Unidades da Federação.

Em breve disponibilizaremos as palestras ministradas no evento. Aguarde!

16/05/2013

Colóquio Técnico do CTIR Gov - Maio/2013

As inscrições para o Colóquio Técnico do CTIR Gov - Maio/2013 foram encerradas.

A participação no evento está condicionada à inscrição ter sido confirmada!

Acesse mais detalhes sobre a programação do evento.

15/05/2013

Colóquio Técnico do CTIR Gov - Maio/2013

As inscrições para o Colóquio Técnico do CTIR Gov - Maio/2013 encerram-se hoje (15/05/2013), às 18h.

A participação no evento está condicionada à solicitação de inscrição, que será analisada e posteriormente confirmada!

Detalhes sobre o evento, tais como programação e inscrição, clique aqui!

02/05/2013

Colóquio Técnico do CTIR Gov - 2013

Está disponível a programação para o 1º Colóquio Técnico de 2013. As inscrições estão abertas.

Leia mais
22/04/2013

Colóquio Técnico do CTIR Gov - 2013

Inscrições abertas para o 1º Colóquio Técnico de 2013.

Inscreva-se
22/04/2013

NIC.br oferece curso a distância sobre IPv6

Com a proximidade do esgotamento do IPv4, prevista para 2014, faz-se necessário implantar o IPv6 nas redes e serviços corporativos.

O NIC.br, por meio do CEPTRO.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações), oferece cursos de IPv6 em formato EaD.

Mais informações podem ser obtidas em http://ipv6.br/ead/

19/04/2013

Colóquio Técnico do CTIR Gov - 2013

O CTIR Gov convida para a participação no 1º Colóquio Técnico de 2013 sobre o tema "Desafios do atual cenário de tratamento de incidentes", que ocorrerá no dia 17/05/2013, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, Brasília/DF.

Leia mais
30/08/2012

Padrões para Notificação de Incidentes de Segurança de Rede ao CTIR Gov

Atualizado em agosto de 2012.

Acesse o documento
03/08/2012

2º Colóquio técnico de 2012

Cerca de 100 profissionais de segurança da informação de 50 órgãos e entidades da Administração Pública Federal (APF) e de 12 órgãos estaduais (AM, BA, ES, GO, MT, PA, PI, PR, RJ, SE, SP e DF) participaram do 2º Colóquio Técnico de 2012 promovido pelo Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC/GSIPR), por meio de seu Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Redes de Computadores da Administração Pública Federal (CTIR-Gov).

Foto: Participantes do 2º Colóquio Técnico de 2012 - CTIR Gov

Na abertura do Colóquio, realizado no dia 31 de agosto, na Presidência da República, o Exmo Sr. Ministro Chefe do GSI, José Elito Carvalho Siqueira, destacou a importância da segurança da informação e da segurança cibernética no Brasil e exterior, por se tratar de um tema transversal que permeia todos os cenários institucionais de um país. O Diretor do DSIC, Raphael Mandarino Junior, destacou que a coordenação e resposta aos incidentes de redes da APF são de competência exclusiva do GSI, que se articula com os demais órgãos da Administração Pública Federal.

Após apresentação do CTIR-Gov sobre os processos e mecanismos utilizados na gestão, detecção, triagem, análise e resposta aos incidentes de redes na APF, os participantes do evento conheceram os desafios identificados pelo CERT.br no tratamento de incidentes de segurança na comunidade brasileira e as ferramentas e ações do Centro de Tratamento de Incidentes de Redes Governo de São Paulo (CSIRT-SP) para combater a crescente onda de ataques no Estado. Já o representante do Departamento da Polícia Federal falou sobre o Projeto Oráculo, que visa à criação de uma Base Nacional de Segurança Cibernética (BNSC).

31/07/2012

Convite - 2º Colóquio técnico de 2012

O CTIR Gov convida os integrantes das Equipes de Tratamento de Incidentes em Rede (ETIR) e da área de segurança da informação e comunicações dos órgãos da Administração Pública Federal (APF) e dos Estados, a participarem do 2º Colóquio técnico de 2012, sobre o tema “Desafios e inovações no tratamento de incidentes”.

Nesse encontro técnico serão tratados assuntos referentes à coordenação e execução da resposta e tratamento de incidentes de segurança em redes de computadores no âmbito da APF e dos Estados, sob responsabilidade do CTIR Gov.

Local: Palácio do Planalto, auditório do Anexo I - Brasília - DF.

Data: 31 de agosto de 2012

Horário: 08h30 às 17h30

Veja a programação atualizada do colóquio.

Solicitamos a confirmação da presença através do e-mail: cgtir@planalto.gov.br

05/06/2012

Cartilha de Segurança para Internet

O CERT.br lançou a versão 4.0 da Cartilha de Segurança para Internet. O documento contém recomendações e dicas sobre como o usuário pode aumentar a sua segurança na Internet. A cartilha apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet e fornece uma série de recomendações que visam melhorar a segurança de um computador.

25/04/2012

1º Colóquio Técnico de 2012 - CTIR Gov

O Departamento de Segurança da Informação e Comunicações – DSIC/GSIPR – realizou, em 24 de abril, o 1º Colóquio Técnico de 2012 do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo - CTIR Gov.

Foto: Participantes do 1º Colóquio Técnico de 2012 - CTIR Gov

O evento contou com a presença de cerca de 60 técnicos, representantes da área de segurança da informação e comunicações de 30 órgãos da Administração Pública Federal (APF) e de 5 Estados da Federação.

Na oportunidade, o CTIR Gov apresentou a metodologia utilizada na coordenação e execução da resposta e tratamento dos Incidentes de Segurança de Redes de computadores no âmbito da APF, além de estudos de caso e estatísticas dos incidentes.

Ademais, o representante do SERPRO apresentou a experiência do Grupo de Resposta a Ataques daquela instituição, responsável pelo tratamento de incidentes de segurança na infraestrutura dos principais sistemas do Governo Federal. Veja a programação do evento.

26/03/2012

Aperfeiçoamento de um CSIRT governamental

Lições aprendidas em 12 meses. Palestra proferida no 1º Fórum Brasileiro de CSIRTs, realizado em São Paulo – SP.

Resumo

A palestra tem por objetivo apresentar o conjunto de lições aprendidas pelo Centro de Tratamento de Incidentes de Rede da Administração Pública Federal - CTIR Gov durante o processo de aperfeiçoamento vivido ao longo de doze meses, período que coincide com o início da utilização de uma ferramenta do tipo Issue Tracking System (ITS) no âmbito do Centro. Inicialmente, será realizada uma rápida ambientação com o objetivo de apresentar o CTIR Gov à audiência, descrevendo sucintamente suas principais características. Na sequência, serão discutidas as cinco principais lições aprendidas durante o período de modelagem e implantação do ITS no CTIR Gov, focando em aspectos práticos como, por exemplo, a automatização de tarefas e a modelagem dos processos de tratamento de incidentes. Com o objetivo de possibilitar a avaliação dos resultados, serão apresentadas estatísticas extraídas da base de dados do sistema ao longo do seu primeiro ano de operação. Por fim, à luz da interpretação dos números, serão discutidos os impactos da concretização da proposta no CTIR Gov, bem como os horizontes que se abrem para pesquisas futuras.

Autores: Geraldo Dantas da Silva - Coordenador-Geral do CTIR Gov; Tiago de Barros Caldas - Analista do CTIR Gov

Acesse a íntegra
01/10/2010

Entrevista do Coordenador Geral do Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança do Governo Federal Brasileiro (CGCTIR Gov) ao Boletim Eletrônico da Organização dos Estados Americanos - OEA

Português Español